Você sabe o que é um Gerenciador de Tags?

Métricas e Análise | 19 de outubro de 2018

Por Wisley Aguiar

Você já ouviu falar em Tag Manager? Como será que uma ferramenta de Gerenciamento de Tags pode ajudar o seu site? Leia esse artigo e entenda como você pode utilizar todos os recursos que a tecnologia oferece ao seu favor, e faça o seu site começar a vender mais, em menos tempo.

Tag Manager: como ele pode ajudar seu site?

Vamos supor que você é o gerente de marketing de uma grande empresa. E aí você lance na internet um novo site. Bonito, moderno, atraente, focado em vendas. Para que os seus clientes cheguem até o seu site, você faz vultuosos investimentos em mídia, nas principais redes sociais e no Google, arrisco até dizer que você também investe no Bing e no Yahoo :)-.

Os clientes chegam de todas as partes e você precisa acompanhar este movimento. A primeira coisa sensata a se fazer é ter uma conta no Google Analytics (GA), onde podemos obter relatórios de origem de mídia, tráfego orgânico e pago, metas, conversões, eventos, etc. Depois, você cria campanhas no Facebook para atrair mais clientes, e para saber se essas campanhas estão tendo resultado, você cria os pixels de conversão e instala no seu site, para que, assim como no GA, você obtenha relatórios de visita, interação, conversão e muito mais.

Só que nessa brincadeira toda, você tem que inserir inúmeros códigos de acompanhamento no seu site. São pedaços de código que, além de acompanharem as visitas do site, também servem para medir as metas de conversão, eventos, interações. E todos esses códigos precisam ser executado em uma mesma ação. Um clique de botão por exemplo, você precisa saber se foi originado de uma visita via rede social, anuncio no AdWords, tráfego orgânico. E é um único evento chamando e disparando vários códigos.

tag manager

O GA e o Facebook são apenas dois exemplos de ferramentas que você precisar ter em seu site para acompanhar seus anúncios, mas você pode querer também medir a performance do seu conteúdo, do seu layout e fazer testes A/B de páginas para melhorar as conversões de venda. E ai são mais pedaços de código que serão inseridos no site. Com isso, a gestão de todas essas tags fica muito mais difícil e complicada quando seu site cresce, e você vai depender muito da sua equipe de TI para fazer essas implementações.

Contudo, a equipe de TI está sobrecarregada de afazeres, como melhorar a velocidade do site, criar um novo carrinho de vendas, focar em questões mais técnicas do que puramente ter que copiar e colar códigos no site. E se você precisar de algum ajuste, ou mesmo inserir mais tags no mesmo, terá que depender do tempo que a equipe de TI se dispuser a fazer tais ajustes.

E é ai que entra o conceito de Gerenciador de Tags, pois ele foi criado não apenas pensando nas pessoas de TI, mais também nos profissionais de marketing digital.

Mas afinal, o que é o Gerenciador de Tags, ou Tag Manager?

O Gerenciador de Tags nada mais é que um intermediário entre seu site e os inúmeros códigos e tags das plataformas de redes sociais e de monitoramento.

Ele foi pensando tanto para facilitar a vida dos programadores, como dos profissionais de marketing digital. Os programadores só precisam implementar um único bloco de código no site inteiro, e o pessoal do marketing tem acesso a um dashboard totalmente pensado para eles, com o intuito de implementar as tags que usaram nas conversões, em qualquer lugar do site, sem precisar, na maioria das vezes, do trabalho da equipe de TI.

tags tag manager

Qual Tag Manager usar? Tealium, Adobe ou Google Tag Manager?

No mercado temos inúmeras opções de Gerenciadores de Tags. As versões pagas mais conhecidas são da Adobe e o Tealium. Todavia, em 2012, o Google lançou seu próprio gerenciador de tags conhecido como Google Tag Manager (GTM) e conquistou o mercado. Ele é gratuito e não perde em nada quanto à qualidade em relação aos seus concorrentes pagos.

Hoje 99,9% das pessoas, arrisco dizer, preferem o GTM, inclusive, acredito eu, você que está lendo essa postagem.

Estou preparando várias matérias a respeito desse gerenciador de tags, principalmente focado no trabalho do analista de marketing digital e menos em programação, para justamente mostrar e ressaltar esse lado prático do sistema. Vocês verão como é simples e prático a gestão de suas tags para sites e aplicativos com o Google Tag Manager.

Aqui na ToBe Comunicação você encontra profissionais de programação e marketing digital especializados na utilização de gerenciadores de tags e tudo mais que for necessário para criar, gerenciar e aumentar o tráfego e as vendas do seu site.

Quer saber mais?