Aumentar tráfego e vendas no seu site: descubra como em 3 dicas

Marketing Digital | 17 de agosto de 2018

Por Hiram Júnior

Aumentar o tráfego do site VS Aumentar as vendas do site –  Como estão relacionados e onde se encontram? O que pode ser feito para melhorar essas taxas? Por onde começar? Descubra agora com três dicas simples.

Como aumentar o tráfego e as vendas de um site?

Antes de mais nada, essa é uma pergunta que ingressantes e veteranos no mercado digital fazem todos os dias. Com o grande aumento nas lojas (e vendas) on-line que o mercado percebe há algum tempo, é cada vez mais difícil fazer o seu site ser notado dentre os milhões disponíveis, e quando é notado, converter seu leitor em um cliente, frente a tantas opções de escolha. Por conta disso, tantas pessoas têm dificuldade para aumentar o tráfego do site e suas vendas.

Aumentar tráfego e conversão do site

Será que fazer uma rede social pode ajudar? Será que divulgar nas mídias offline pode ser uma boa opção? O que irá aumentar efetivamente as vendas do meu site? Continue lendo para ampliar sua visão sobre o assunto e entender um pouco mais sobre o universo digital.

 

1- Aumentar o tráfego? Primeiro faça o Google notar seu site

Já ouviu falar em SEO? Isso talvez seja a primeira resposta para a sua pergunta.

SEO é, em poucas palavras, fazer os motores de busca, como o Google, entenderem que o seu site é relevante, para que ele seja mais bem colocado dentre os resultados orgânicos de pesquisas.

Como ter um site relevante?
Primeiramente, você precisa ter um CONTEÚDO relevante para o seu público.

E como fazer o Google entender a relevância do seu site?
É aí que as técnicas de SEO precisam ser implementadas. Você pode fazer um check list simples para começar a trabalhar isso em seu site:

  • Títulos
  • Uso de palavras-chave
  • Heading Tags
  • Atributos e textos alternativos de imagens
  • URLs
  • Linkbuilding
  • Meta Description

Aumentar o tráfego e conversão do site SEO

A lista pode continuar infinitamente, pois sempre haverá algo novo para te ajudar a ser relevante. Principalmente, não se esqueça dessa expressão: SER RELEVANTE.

> Relevância se constrói, logo, não se cria do dia pra noite.

Além disso, os algoritmos estão sempre mudando. A internet muda muito rápido, e ela não vai se adaptar a você, e sim, o contrário: você deve estar em constante adaptação.

Acima de tudo, SEO é um PROCESSO, uma construção, que requer tempo, dedicação, análise e muito estudo. Estar sempre atualizado nessa área vai garantir que o seu site não fique pra trás nas buscas orgânicas.

Quanto mais aparecer nas buscas orgânicas, mais chances você tem de um cliente acessar seu site, sem ter que gastar com anúncios. Assim, a visibilidade do seu site começa a melhorar e você começará a notar um aumento no volume de acessos. Esse é o primeiro passo para aumentar o tráfego do seu site.

Aumentar o tráfego e conversão do site SEO 2

 

2- Aumentar o tempo do leitor no site? Invista em Copywriting

Copywriting (ou Copy) é uma das técnicas que você deve utilizar para prender a atenção do leitor do seu site. Um site com a Copy bem executada pode aumentar/melhorar:

  • O tempo do leitor no seu site
  • A quantidade de artigos que o leitor acessa
  • A interação do leitor com o conteúdo
  • Seu poder de persuasão
  • A conversão de leitores para compradores

Além disso, uma Copy bem escrita vai eliminar dúvidas e atritos que seu leitor pode ter durante o processo de se tornar efetivamente um cliente, ou seja, vai trazer mais entendimento para o leitor do seu site, o que vai gerar mais clicks, mais LEADS e mais vendas.

Aumentar o tráfego e conversão do site Copy

Mas afinal, O QUE É COPY?

Copy é uma técnica utilizada na parte escrita do seu site, a parte mais importante. É a técnica de criar argumentos realmente persuasivos, especificamente para QUEM você deseja influenciar. Copy é antecipar o que seu consumidor pensa quando ele entra no seu site. É ter em seu site exatamente as palavras que o seu consumidor quer ler. Isso demanda pesquisa, análise e tempo.

> Atenção: design não vende produtos. O que realmente vai concretizar uma venda é a informação. É a maneira como você passa a informação.

Aumentar o tráfego e conversão do site Copywriting

 

3- Como aumentar a conversão do site? Como vender mais? Invista em CRO.

CRO é a sigla para Conversion Rate Optimization, ou Otimização da Taxa de Conversão.
Se você quer aumentar efetivamente as vendas do seu site e nunca ouviu falar sobre isso, é a hora de conhecer esse poderoso “segredo”, essa “fórmula mágica”.

Fórmula mágica que de fórmula, não tem nada. E nem de mágica.

A primeira coisa que você deve saber, ao tratar de CRO, é que para essa técnica não existem regras, não existem leis e não existem fórmulas.

> CRO é uma técnica ESPECÍFICA, particular, personalizada.

Aumentar o tráfego e conversão do site CRO

Essa técnica deve ser pensada especialmente para o SEU site, e somente para ele. O que funciona para um, dificilmente vai funcionar no outro, afinal, são públicos diferentes, produtos diferentes, ramos, setores ou mercados diferentes.

> Isso gera COMPORTAMENTOS diferentes.

O mais importante detalhe em CRO está em compreender a maneira como o SEU público se comporta, dentro e fora do seu site, e traduzir isso na forma e no conteúdo do site.

CRO é um PROCESSO, que vai de Análises Básicas a Testes A/B. Que vai de Seleção de Dados a Priorização de hipóteses. Que vai de SEO a Copy, de Usabilidade a Navegabilidade, de Análises Heurísticas até o Tag Manager.

Mas não adianta você ter as ferramentas mais sofisticadas ou mais caras do momento. Se você não souber configurar seu Analytics corretamente, por exemplo, você não terá insights assertivos. O motivo disso, é que essas ferramentas te mostram dados abstratos. O que você vai fazer com esses dados: como classificar, categorizar, filtrar e priorizar, é isso que vai determinar o sucesso do processo.

Aumentar o tráfego e conversão do site Analytics

Lembre-se do funil de conversão.

Se você simplesmente pegar os dados do Analytics, sem pensar no funil, vai tirar insights potencialmente incorretos: para um público geral, e não O SEU. Isso ocorre porque algumas pessoas podem entrar no seu site sem querer, ou não se interessar por seus produtos, ou até mesmo não se identificarem com os temas. Não. Os dados provenientes de ferramentas devem ser filtrados. Separe em três grupos:

1- Quem abandonou a sessão rapidamente
2- Quem se interessou pelo site/produto, mas não foi convertido em comprador
3- Quem efetivamente comprou um produto ou gerou um LEAD

CRO Aumentar o tráfego e conversão do site

Assim você consegue começar a entender quem faz o que dentro do seu site. É claro que existem inúmeros outros filtros, e como já falamos, não há uma fórmula para isso. Mas você deve entender quais são os diferentes tipos de acesso dentro do site, o que as pessoas estão fazendo por lá, por onde estão navegando, e o que pode estar fazendo desistirem das sessões. Aprenda também a extrair insights da taxa de rejeição do seu site.

CRO é uma prática diária

Definitivamente isso tudo é um processo DIÁRIO, árduo e incessante, com uma metodologia feita especificamente para o seu caso, aperfeiçoada diariamente.

Caso você siga todos esses passos todos os dias, tirando o máximo de insights possíveis do Analytics e outras fontes de dados, entendendo o que o seu cliente quer ouvir e qual sua rotina dentro do site, com certeza o site irá disparar nas vendas.

Aumentar o tráfego e conversão do site CRO conversão

Enfim, para vivenciar esse processo diário, com uma metodologia personalizada, análise eficiente, insights assertivos, juntamente com a criação de conteúdos que vão trazer reais conversões em seu site, você deve estar sempre atualizado no mercado digital. Para isso, você deve entender:

  • Quais são as métricas relevantes?
  • Quais ferramentas vão trazer essas métricas da melhor forma?
  • Como estão funcionando algoritmos relevantes?
  • Como estão funcionando as APIs relevantes?
  • Quais as tendências de formato em cada ambiente?
  • Quais as tendências de comportamento do mercado?
  • Como funciona a jornada do seu consumidor no ambiente digital?

Aumentar o tráfego e conversão do site dados

 

Como aumentar o tráfego e as vendas do seu site?

Já entendeu o que fazer para aumentar o tráfego do seu site e melhorar as suas vendas? Saiba que você não precisa fazer tudo isso sozinho. Para performance com análise eficiente, acompanhamento dedicado com profissionais especializados e atualizados no mercado digital, geração de insights assertivos e resultados reais, tanto no on quanto no off, você conta com a ToBe Comunicação. 🙂

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